Coronavírus: Campinas altera horário do comércio de rua aos finais de semana

Coronavírus: Campinas altera horário do comércio de rua aos finais de semana

O prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), anunciou nesta quarta-feira (10) que irá publicar decreto alterando o horário de funcionamento do comércio de rua aos finais de semana durante a fase de flexibilização das atividades na quarentena pelo novo coronavírus.

A mudança atende a uma reivindicação do setor, autorizado a funcionar por quatro horas e com capacidade reduzida desde o dia 8 de junho. Com isso, durante a semana, a abertura permanece entre o meio-dia e 16h, enquanto no fim de semana passará a ocorrer entre 9h e 13h.

A alteração não atinge os shoppings centers, que foram consultados e optaram por permanecerem com autorização para funcionar entre 16h e 20h.

De acordo com o prefeito, o decreto com as regras de flexibilização será renovado por mais uma semana, a partir de segunda-feira (15).

Nesta quarta, o governo do Estado confirmou que a região segue na fase laranja do Plano SP, mas com um alerta diante da alta de casos e mortes – o que pode fazer a região regredir para fase vermelha em sete dias se não houver melhora dos números.

1 de 2
Comércio em Campinas foi reaberto na segunda-feira — Foto: Gilson Machado

Comércio em Campinas foi reaberto na segunda-feira — Foto: Gilson Machado

Ações da prefeitura

Questionado sobre o alerta do Estado para o viés de queda para a zona vermelha do Plano SP, Jonas disse que a prefeitura irá manter as ações implantadas até o momento, com fiscalização do cumprimento das regras do decreto e aumento da oferta de leitos [veja mais abaixo].

Além disso, anunciou uma ação da Guarda Municipal, com possível apoio da Polícia Militar, para evitar ou interromper festas ou aglomerações que estejam ocorrendo na cidade. As medidas estarão enquadradas na chamada Lei do Pancadão, regulamentada em 2015, e que permite a apreensão de equipamentos e multa aos responsáveis.

“Haverá na quinta e na sexta um trabalho de inteligência, de monitoramento de redes sociais, para evitar que essas festas aconteçam. Esses pancadões com carro, música alta, bebida. É um trabalho de preservação das pessoas, e também porque esse tipo de situação é uma afronta demais para quem está se resguardando”, disse Jonas.

Aumento de leitos

O prefeito e o secretário de Saúde, Carmino de Souza, anunciaram nesta quarta, a abertura de mais leitos, tanto de UTI quanto de retaguarda, para enfrentamento dos casos da Covid-19.

Foram abertos e estão em funcionamento, segundo a prefeitura, 18 novos leitos de retaguarda no Hospital de Campanha, instalado na sede do Patrulheiros. A unidade havia sido inaugurada com 36 leitos. Há, ainda, negociação para a abertura de mais 30 leitos de média complexidade, que estão prontos – a expectativa é que os trâmites para o uso ocorram em até 10 dias.

Além disso, a prefeitura anunciou a abertura de mais 16 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na rede estadual, sendo cinco no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e 11 no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

“A prefeitura está negociando mais 23 leitos de UTI para o SUS municipal e 41 de retaguarda”, disse Jonas, que também confirmou o envio de 20 respiradores do Estado para a cidade.

Casos de Covid-19

Campinas chegou nesta quarta-feira a 3.169 casos confirmados da Covid-19, sendo 120 mortes – quatro a mais que o dia anterior.

Coronavírus em Campinas
Evolução diária a partir do registro do 1º caso, em 13 de março
Fonte: Prefeitura de Campinas e Estado (dia 02/05)*
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

2 de 2
Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Erros e acertos no uso da máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

CORONAVÍRUS

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

PATs de Jundiaí e região têm novas oportunidades de emprego

Centauro seleciona funcionários para trabalho com processo seletivo pela internet A Centau…