1 de 2
Hospital Mário Gatti, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Hospital Mário Gatti, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

No dia em que o secretário de Saúde de Campinas (SP) afirmou que a cidade alcançou estabilização do crescimento de casos do novo coronavírus, as redes pública e privada de saúde da metrópole atingiram o maior número de pacientes internados em UTIs exclusivas para tratamento da doença: 345. Segundo o balanço da prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva atingiu 89,6% nesta sexta (10) e há 40 vagas livres.

O maior número de internados em UTIs, até então, havia sido registrado na segunda-feira (6), primeiro dia do retorno à fase vermelha do Plano SP. No decorrer da semana, a oferta de leitos também foi ampliada, o que explica a oscilação das taxas de ocupação.

Em relação ao boletim do dia anterior, a maior expansão ocorreu na rede privada, que pulou de 80% para 86% dos leitos ocupados. Nesta sexta, são 136 hospitalizados – nove a mais que na quinta – e 22 vagas livres.

Leitos de UTI para Covid-19 em Campinas
Gráfico interativo: amplie e clique na linha para visualizar números completos e as datas
Fonte: Prefeitura de Campinas

Houve aumento também na ocupação dos leitos da rede pública municipal. São sete pacientes a mais em UTIs, e três vagas disponíveis.

Segundo a prefeitura, mais dez leitos de UTI Covid-19 estão em funcionamento no Hospital Municipal Ouro Verde. Os novos leitos foram montados no setor de recuperação pós-anestésica. As vagas, entretanto, ainda não constam no boletim diário.

Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19

  • Rede municipal (SUS) – 98%
  • Rede estadual (SUS) – 82%
  • Rede particular – 86%
  • Taxa em Campinas (SUS + rede privada) – 89,6%

Na rede SUS Estadual, formada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 83 vagas existentes, 68 estão com pacientes.

As unidades são referência de atendimento na região e boa parte da ocupação nos últimos dias são de pacientes da região de Campinas. Desde quarta-feira, no entanto, o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Capital, passou a atender prioritariamente novos doentes da região, o que provoca um desafogo na taxa de ocupação.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) afirmou nesta sexta que a região já teria enviado 28 pacientes para São Paulo.

Leitos de UTI x taxa de ocupação
Gráfico interativo: amplie e clique na linha para visualizar números completos e as datas

Casos de Covid-19

Campinas confirmou nesta sexta-feira 16 novas mortes por coronavírus e chegou a 437 óbitos provocados pela doença. O número de pacientes infectados também registrou um aumento de 344 casos, totalizando 11.536 pessoas infectadas.

Os novos óbitos e casos não significam, necessariamente, que as infecções aconteceram de um dia para o outro, mas sim que foram contabilizadas no sistema neste período, após confirmação de exames.

2 de 2
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1

Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1

CORONAVÍRUS

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Cia Ultragaz S/A divulga oportunidade(s) para Mecânico de Frotas – v2090492

Descrição O que faz esse profissional?Manutenção dos tanques de gás dos caminhões granel c…