:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/b/w/rmh4NuQrS4tyiW5qr0OA/mariogatti01.jpg)
Hospital Mário Gatti, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Hospital Mário Gatti, em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
No dia em que o secretário de Saúde de Campinas (SP) afirmou que a cidade alcançou estabilização do crescimento de casos do novo coronavírus, as redes pública e privada de saúde da metrópole atingiram o maior número de pacientes internados em UTIs exclusivas para tratamento da doença: 345. Segundo o balanço da prefeitura, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva atingiu 89,6% nesta sexta (10) e há 40 vagas livres.
O maior número de internados em UTIs, até então, havia sido registrado na segunda-feira (6), primeiro dia do retorno à fase vermelha do Plano SP. No decorrer da semana, a oferta de leitos também foi ampliada, o que explica a oscilação das taxas de ocupação.
Em relação ao boletim do dia anterior, a maior expansão ocorreu na rede privada, que pulou de 80% para 86% dos leitos ocupados. Nesta sexta, são 136 hospitalizados – nove a mais que na quinta – e 22 vagas livres.
Houve aumento também na ocupação dos leitos da rede pública municipal. São sete pacientes a mais em UTIs, e três vagas disponíveis.
Segundo a prefeitura, mais dez leitos de UTI Covid-19 estão em funcionamento no Hospital Municipal Ouro Verde. Os novos leitos foram montados no setor de recuperação pós-anestésica. As vagas, entretanto, ainda não constam no boletim diário.
Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19
- Rede municipal (SUS) – 98%
- Rede estadual (SUS) – 82%
- Rede particular – 86%
- Taxa em Campinas (SUS + rede privada) – 89,6%
Na rede SUS Estadual, formada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 83 vagas existentes, 68 estão com pacientes.
As unidades são referência de atendimento na região e boa parte da ocupação nos últimos dias são de pacientes da região de Campinas. Desde quarta-feira, no entanto, o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Capital, passou a atender prioritariamente novos doentes da região, o que provoca um desafogo na taxa de ocupação.
O prefeito Jonas Donizette (PSB) afirmou nesta sexta que a região já teria enviado 28 pacientes para São Paulo.
Casos de Covid-19
Campinas confirmou nesta sexta-feira 16 novas mortes por coronavírus e chegou a 437 óbitos provocados pela doença. O número de pacientes infectados também registrou um aumento de 344 casos, totalizando 11.536 pessoas infectadas.
Os novos óbitos e casos não significam, necessariamente, que as infecções aconteceram de um dia para o outro, mas sim que foram contabilizadas no sistema neste período, após confirmação de exames.
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara — Foto: G1