Problema de transporte público lotado permanece em Campinas

Problema de transporte público lotado permanece em Campinas

A superlotação dos ônibus voltou a ser um problema em Campinas (SP) no fim da tarde e início de noite desta terça-feira (2). Mesmo com o monitoramento diário prometido pela prefeitura, as cenas de passageiros aglomerados, o que facilita a propagação do novo coronavírus, se repetiram novamente. Veja, abaixo, os alertas de um infectologista e a cobrança do prefeito à Emdec.

Duas situações chamaram a atenção nesta terça. A primeira delas ocorreu no Terminal Central, onde, através de imagens recebidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, é possível perceber uma grande fila formada por usuários à espera do transporte.

1 de 3
Grande fila de passageiros à espera do transporte no Terminal Central, em Campinas, nesta terça (2) — Foto: Reprodução/EPTV

Grande fila de passageiros à espera do transporte no Terminal Central, em Campinas, nesta terça (2) — Foto: Reprodução/EPTV

O outro relato é ainda mais preocupante. Agora já dentro do coletivo, na linha 131, que faz o itinerário do Ouro Verde pelo corredor central, o telespectador Fernando Agostinho de Oliveira gravou a quantidade de pessoas amontoadas umas nas outras, devido à superlotação.

2 de 3
Passageiros aglomerados na linha 131, que passa pelo corredor central e vai para o Ouro Verde — Foto: Reprodução/EPTV

Passageiros aglomerados na linha 131, que passa pelo corredor central e vai para o Ouro Verde — Foto: Reprodução/EPTV

Infectologista alerta

Apesar de os passageiros estarem utilizando a máscara, a proximidade entre eles é algo que preocupa o infectologista André Giglio Bueno. Ele ressalta a importância de mais veículos e espaço livre nos ônibus pra evitar contágio pelo coronavírus.

“O ideal seria disponibilizar mais veículos por linha, para que não ocorresse aglomeração de pessoas e fosse possível, mesmo dentro do ônibus, respeitar essa distância, bloquear alguns assentos para evitar a proximidade entre pessoas. Com pouca circulação de ar, o ideal é que as janelas fiquem abertas, para favorecer a troca de ar frequente dentro daquele ambiente, o que diminuiria o risco.”

“Ficar com a máscara o tempo todo, já entrar no ônibus de máscara, levar, se possível, um frasco de álcool em gel. Se for necessário levar a mão ao rosto, que a gente faça a higienização imediatamente antes das mãos”

Prefeitura cobra Emdec por mais ônibus

Na tarde desta quarta-feira (3), durante transmissão ao vivo, o prefeito Jonas Donizette afirmou que tomou conhecimento das superlotações em horários de pico e cobrou da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) um aumento no número dos ônibus, que ainda não foi efetivo diante da demanda de passageiros.

“Existe o problema e vou cobrar da Emdec. A resposta que a Emdec me deu é que tem feito um calibramento diário, mas não tem me agradado”.

Donizette alertou que está ocorrendo um relaxamento indevido da quarentena e pediu que as pessoas que não precisam sair de casa, não saiam. Quem precisar usar o trasporte coletivo, pode acessar o aplicativo que monitora em tempo real a chegada dos ônibus nos pontos. Segundo ele, é uma alternativa para evitar a aglomeração.

A Secretaria de Transportes de Campinas havia previsto um reforço de até 30% em linhas com maior demanda diante da reabertura do comércio, que estava prevista para começar nesta segunda (1), mas a reabertura foi adiada para 8 de junho e o reforço nos ônibus também.

O fluxo tem sido monitorado por meio de uma central em tempo real, que ajusta o número de linhas em circulação de acordo com o movimento de passageiros, segundo a Emdec.

Covid-19 em Campinas

O último boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura na tarde de terça-feira, apontou que Campinas tem mais duas mortes provocadas pela Covid-19. Com os novos registros, o total de óbitos na cidade chegou a 80. O município ainda teve um aumento de 134 pacientes infectados, chegando a 1.869. Outros 389 casos seguem em investigação, e 3.452 já foram descartados.

Pesquisa mostra quais profissões estão mais expostas à Covid-19 em Campinas

Pesquisa mostra quais profissões estão mais expostas à Covid-19 em Campinas

3 de 3
Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Formas erradas e corretas de usar máscara de proteção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

CORONAVÍRUS

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

PAI-Serviço tem novas regras de cadastro; Veja como fazer o seu e quando renovar

O PAI-Serviço, que faz o transporte gratuito de pessoas com deficiências em Campinas, está…