Motivo é a pane no sistema de informática que contabiliza os indicadores da Covid-19
ADAMO BAZANI
O governador de São Paulo, João Doria, adiou para 30 de novembro a posição das cidades no Plano São Paulo, da quarentena, que foi prorrogada para a mesma data.
Segundo Doria, o motivo é a pane que ocorreu no sistema de registro de dados pelo Ministério da Saúde.
A atualização deveria ter sido realizada nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2020.
Doria disse que neste momento, todo o Estado poderia ir para a fase verde, mas o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse em coletiva nesta segunda-feira, que depois do último feriado prolongado, 02 de novembro, há um indicativo de aumento no número de internações.
Assim, até o dia 30 permanece a classificação atual.
A capital paulista foi para a fase verde, uma das menos restritivas do plano.
Também foram para a fase verde todas as cidades da Grande São Paulo, regiões de Sorocaba, Baixada Santista, Taubaté, Campinas e Piracicaba.
Estas regiões representam 76% da população.
Esta nova classificação vale até 16 de novembro.
A região de Barretos retrocedeu de fase.
As demais continuam na fase amarela.
Com isso, atividades como culturais e algumas noturnas podem ser retomadas.
GRANDE SÃO PAULO VOLTA SER UNIFICADA:
A região metropolitana de São Paulo, que estava dividida em cinco áreas passa a ser unificada para avaliação dos indiciadores de saúde.
MAIOR TEMPO COM COMÉRCIO ABERTO:
Na fase amarela, o funcionamento do comércio passa de oito para 10 horas e na fase verde a permissão é de 12 horas de funcionamento.
BARES E RESTAURANTES ATÉ 22H/23H
Estabelecimentos como restaurantes e bares que estão em cidades nas fases amarela e verde poderão atender os clientes até 22h e deverão estar totalmente fechados às 23h.
“A capacidade máxima de público, entretanto, continua mantida em 40% – exceto academias, com limite de 30%. Nas regiões que avançaram para a fase verde, o atendimento local pode ser feito por até 12 horas diárias, com máximo de 60% da capacidade para todos os setores liberados.” – explica o governo em nota
NOVA METODOLOGIA:
Ainda em nota, o governo do estado explicou que “agora, a evolução da pandemia será considerada na comparação entre as médias móveis de novos casos e mortes dos últimos 28 dias e o período epidemiológico equivalente imediatamente anterior. Antes, as médias eram comparadas em espaços de sete dias.”
TRANSPORTES: OFERTA MAIOR QUE DEMANDA E FONTES EXTRA-TARIFÁRIAS:
Toda alteração no Plano São Paulo é acompanhada de perto pelo setor de transportes.
Nos casos de flexibilização maior há impactos diretos na demanda de passageiros de ônibus, trens e metrô, e também aumento no trânsito de veículos particulares.
Em relação ao transporte público, de acordo com os especialistas, o ideal é ampliar a oferta de ônibus e composições num percentual maior que o da demanda para evitar superlotação e risco maior de contágio. Ao mesmo tempo, tem sido um desafio manter os sistemas economicamente sustentáveis com uma oferta maior que a demanda, num cenário ideal de operação neste momento.
O consenso é que os sistemas de transportes não devem depender apenas das tarifas, mas obter formas de subsídios externos para a continuidade dos serviços.
DECRETO E FASES:
O Diário do Transporte mostrou no dia 29 de maio de 2020, a gestão João Doria publicou o decreto 64.994, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado de São Paulo, com as regras para as mudanças de fases nas cidades.
A região metropolitana foi dividida em cinco sub-regiões, mas agora foi unificada.
Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairporã;
Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano
Sudeste: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul;
Sudoeste: Cotia, Embu,Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista;
Oeste: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba
São cinco fases. No decreto, a equipe de Doria também detalha quais as atividades permitidas em cada uma destas fases:
Fase 1 (Vermelha): Alerta Máximo – Fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais)
Na fase vermelha, ficam liberadas apenas as atividades consideradas essenciais
– Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal.
– Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local.
– Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis.
– Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção.
– Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.
– Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.
– Segurança: serviços de segurança pública e privada.
– Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.
– Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.
Fase 2 (Laranja): Controle – Fase de atenção, com eventuais liberações.
Na fase laranja, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade limitada a 20%, horário reduzido para quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Fica proibida a abertura de bares e restaurantes para consumo local, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
Fase 3 (Amarela): Flexibilização – Fase controlada, com maior liberação de atividades
Na fase amarela, shoppings centers (com proibição de abertura das praças de alimentação), comércio de rua e serviços em geral podem funcionar com capacidade a limitada 40%, horário reduzido para seis horas seguidas e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Adiciona-se à lista salões e barbearias, além de bares e restaurantes que estarão liberados com restrições. O governo do Estado antecipou para esta fase as academias, parques e salões de beleza e barbearias.
Fase 4 (Verde): Abertura Parcial – Fase decrescente, com menores restrições
Na fase verde, fica liberado o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo academias e praças de alimentação dos shoppings, desde que com capacidade limitada a 60% e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos. Ficam proibidos eventos que gerem aglomeração.
Fase 5 (Azul): Normal controlado – Fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos de segurança e higiene.
Retomada da economia dentro do chamado “novo normal”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Relacionado
Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Fonte: Diario do Transporte
berkey
11/29/2020 at 3:27 am
WOW just what I was looking for. Came here by searching for %keyword%|
the feed
12/23/2020 at 9:18 pm
}
thefeed
12/24/2020 at 7:30 pm
I all the time used to study article in news papers but now as I am a user of web thus from now I am using net for articles, thanks to web.|
the feed
12/25/2020 at 10:55 am
Keep on working, great job!|
the feed
12/26/2020 at 1:10 am
Right here is the perfect site for everyone who wants to find out about this topic. You realize a whole lot its almost hard to argue with you (not that I actually will need to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a topic that’s been discussed for decades. Great stuff, just excellent!|
portable atmospheric water generator
01/06/2021 at 9:01 am
Excellent, what a webpage it is! This weblog gives helpful facts to us, keep it up.|
superbeets review
01/15/2021 at 5:39 pm
I think this is among the most vital info for me. And i am glad reading your article. But should remark on few general things, The site style is ideal, the articles is really nice : D. Good job, cheers|