Serão três painéis e o tema do primeiro painel tratará sobre a mobilidade pós pandemia

ALEXANDRE PELEGI

A pandemia COVID-19 veio desnudar a gravidade dos problemas do transporte público coletivo.

Ao contrário de outras crises, no entanto, essa é definitiva, e exige respostas e um posicionamento de enfrentamento.

Afinal, se a cidade precisa de sistemas de transporte público coletivo, como podemos tolerar que ele corra riscos de extinção?

A transformação parece ser a única resposta possível, mas ela depende de inúmeros fatores, diferentes instâncias e diversos agentes políticos.

O curso de pós-graduação Mobilidade e Cidade Contemporânea da Escola da Cidade entra nesse debate, e promove na próxima terça-feira, 30 de junho de 2020, o início do ciclo de debates on-line Mobilidade em Tempos de Crise: Os desafios e o novo futuro da mobilidade urbana frente à crise política, econômica, social e sanitária.

Serão três painéis e o tema do primeiro painel tratará sobre a mobilidade pós pandemia: quais os desafios técnicos, políticos, econômicos e ambientais?

O painel será transmitido via canal da EC no Youtube no dia 30/06 às 19:30 horas e contará com os participantes:


Eduardo Vasconcellos | ANTP

Klara Kaiser | FAU/USP

Sérgio Avelleda | WRI

mediação: Vladimir Maciel | Escola da Cidade

Eduardo Vasconcellos | ANTP 

Engenheiro civil e sociólogo, com mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela USP e pós-doutoramento em Planejamento de Transportes na Universidade de Cornell, EUA. Foi engenheiro de tráfego, chefe do setor de pesquisa e assessor da Presidência da CET no período 1976-1983. Trabalhou em vários projetos de transporte e trânsito no Brasil e no exterior. Atualmente, é presidente da Comissão Técnica de Meio Ambiente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP.

Klara Kaiser | FAU/USP

Professora Livre Docente aposentada pela Universidade de São Paulo. Formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desta Universidade, onde também defendeu suas teses de mestrado, doutorado, e de livre docência. Trabalhou durante 14 anos na Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ e 7 anos na Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, na SPTrans.

Sérgio Avelleda | WRI

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e pós-graduado em MBA Executivo pela Instituição de Ensino e Pesquisa (Insper). Foi presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Esteve à frente da Secretaria de Mobilidade e Transportes de 2017 até 2018, e atualmente é diretor de Mobilidade Urbana do WRI – Centro para Cidades Sustentáveis.

Vladimir Maciel | Escola da Cidade

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2000) e doutorado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2011), com estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (2009). Professor de graduação e pós-graduação e atualmente é coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE)


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Fonte: Diario do Transporte

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Polícia Civil descobre desmanche clandestino de carros furtados no São José em Campinas

Um desmanche clandestino de veículos foi descoberto e fechado pela Polícia Civil nesta últ…