Trinta e seis mil alunas já passaram pelo curso de qualificação do Fundo Social de São Paulo ao longo dos anos

O Fundo Social de São Paulo (Fussp) tem, ao longo dos anos, dado uma nova oportunidade para pessoas de todo o Estado. Só na Escola de Moda, mais de 36 mil pessoas foram qualificadas.

“Costura não é só a transformação do pano. Você começa a se transformar por dentro. Hoje, vejo que sou capaz e posso fazer também”, disse Maria Abadia Martins, que aprendeu modelagem e costura. “Vi que precisava entender mais sobre corte e costura depois do meu acidente. Passei a customizar minhas peças e foi dando certo, mas sabia que precisava de técnica”, contou.

Dona Maria foi atropelada há dois anos. Ela perdeu a perna esquerda e tem dificuldades para movimentar uma das mãos. Mas isso, com certeza, não é empecilho. “Comecei a produzir em casa e já comercializo minhas peças pensando na economia solidária. A gente tem que ter o olhar do entorno”, conta.

A jovem Bruna de Godoy também enxergou na Escola de Moda uma nova oportunidade. “Iniciei minha carreira como fotógrafa de ensaios sensuais e quero produzir minhas próprias lingeries para minhas clientes”, disse.

Bruna tem uma máquina caseira e é nela que pratica o que aprendeu durante a aula. “Fiz alguns sutiãs, mas ainda tenho que me aprimorar. Na moda, a lingerie é uma das coisas mais bonitas que se tem”, salientou.

Sonho

Já a diarista Maria Lourenço Cassimiro, mais conhecida como Laurinha, mudou toda sua rotina de trabalho para aprender a costurar. “Era um sonho antigo”, lembrou. “Negociei com uma das minhas patroas para fazer meio período para participar”, afirmou.

Residente no Brasil há pouco mais de cinco anos, a angolana Solange Rebeca também sempre quis costurar suas próprias roupas. “Já consegui fazer um vestido e uma bolsa para mim e isso é gratificante”, revelou.

Tem interesse em fazer o curso de moda? Saiba mais no site do Fussp.

Artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

MCB celebra Dia das Mães com oficinas e Bazar da Cidade

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa…