Curso superior de Análise de Processos Agroindustriais deve atender às demandas do arranjo produtivo local


Nesta segunda-feira (11), o Governador João Doria assinou o decreto de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Matão. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.

A instituição tem como proposta atender às demandas do arranjo produtivo local e já conta com o curso superior de Análise de Processos Agroindustriais. A nova graduação prevê uma integração ampla entre a teoria, que é ensinada na sala de aula, e a prática, que é desenvolvida dentro das empresas.

Para o primeiro semestre de 2019, a concorrência do vestibular demonstrou que a comunidade se interessou pelo curso, que teve disputa de 5,05 candidatos por vaga.

Por meio de parceria com o Estado, a Prefeitura de Matão colaborou com a implantação da unidade, com obras de reforma e adequação no prédio da Fatec. O Estado ficou responsável pela aquisição de mobiliário e equipamentos. Por sua vez, o Centro Paula Souza ficou encarregado de elaborar o projeto pedagógico do curso, contratar professores e acompanhar o processo seletivo.

Matão é o quarto município da Região Administrativa Central que conta com uma Faculdade de Tecnologia do Estado. As outras três estão em Araraquara, Taquaritinga e São Carlos.

Com a inauguração da nova unidade, o Centro Paula Souza, passa a administrar 73 Fatecs. A instituição também é responsável por 223 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 269 classes descentralizadas, que são unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados que estão sob a administração de uma Etec, presentes em mais de 300 municípios do Estado.

Centro Paula Souza é responsável por 73 Fatecs, 4 na Região Central do Estado

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) é responsável pela administração das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos e integrados, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas.

Atualmente as Etecs contam com 208 mil estudantes, divididos entre ensino médio, técnico integrado ao médio, e no ensino técnico, para os setores industrial, agropecuário e de serviços. As Fatecs contam com mais de 83 mil alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

MCB celebra Dia das Mães com oficinas e Bazar da Cidade

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa…