Connect with us

Destaque

Hora Campinas completa seis meses no ar e alcança marca de 200 mil leitores – Hora Campinas

Published

on

A iniciativa de um grupo de jornalistas independentes em Campinas acaba de completar seis meses. O portal de notícias, análise e serviços Hora Campinas, que estrou em 25 de março último, alcançou meio ano de vida. Desde então, tem se consolidado como referência em jornalismo de qualidade, pautado por ética, credibilidade e pluralismo.

Os seis meses de trabalho estão sendo marcados, coincidentemente, por uma marca especial. Dados auditados da ferramenta Google Analytics Audience Overview apontam que o Hora Campinas já é seguido por 200 mil leitores. Esse conjunto de usuários únicos acessa a plataforma digital na internet de forma aberta, gratuita, sem restrições de conteúdo. Essa é, inclusive, uma das políticas editoriais do portal: conteúdo aberto, voltado à comunidade, com possibilidade de compartilhamento de notícias sem qualquer obstáculo.

Do conjunto de mais de 200 mil leitores (oficialmente 209 mil), 183 mil estão no Brasil.

Mas o Hora Campinas conquistou seguidores também fora do País. São, provavelmente, campineiros e suas famílias que desejam saber mais notícias de sua cidade. Ou mesmo brasileiros que se identificaram com a personalidade do portal. O maior número de usuários do Hora fora do Brasil está nos EUA, com 17 mil. Depois, pela ordem, seguem Portugal, com 4 mil, e Reino Unido, 3 mil. Há seguidores em outros países da Europa, Ásia e Oceania, conforme detalhamento da ferramenta Google Analytics.

Hora Campinas chegou ao mercado com o objetivo de qualificar o conteúdo noticioso disponível, oferecendo um portfólio amplo e versátil de informações. Quem visita o portal no endereço eletrônico www.horacampinas.com.br encontra um ambiente dinâmico, concebido para facilitar a navegação, estruturado de forma organizada e dividido por editorias, canais e seções. A plataforma traz ferramentas modernas de interação e uma linguagem técnica fácil e atraente. O portal foi desenvolvido sob demanda pela agência Farnesi Digital.

O Hora tem um conceito de jornal digital.

Seções, colunas e Conteúdo Patrocinado

O portal é, na verdade, um ecossistema pensado para oferecer o máximo possível de conteúdo diverso, atraindo leitores dos mais variados hábitos e gostos, sejam representantes da geração mais jovem, totalmente digital, até leitores mais velhos, que passaram recentemente a ter maior experiência nesse universo não analógico.

Quando um leitor acessa o Hora, ele pode navegar inteiramente por sua homepage, que, na linguagem impressa, seria a capa de um jornal. Ali, ele vê a manchete, as chamadas de destaque e os botões das editorias, caso queira ir direto a um conteúdo especifico.

O Hora está estruturado da seguinte forma, em relação às editorias: Últimas Notícias, Cidades e Região, Opinião, Colunistas, Arte e Lazer, Geral, Esportes, Educação, Internacional e Memória.

São várias seções, como Turismo, Pet, Veículos, Conteúdo Patrocinado, Foto da Hora e Vídeos da Hora.

Apoiadores

O Hora Campinas mostrou-se, desde o início, um portal sustentável, com interesse publicitário de anunciantes com amplo conhecimento no mercado ou investidores sem presença forte no marketing. O objetivo do Hora é construir pontes com seus apoiadores, fortalecendo os seus negócios, buscando soluções e oferecendo ideias, sempre com independência e respeito. A carteira de anunciantes do portal inclui representantes do poder público, por meio de agências de propaganda que ganharam as contas em concorrência, e da iniciativa privada. Há patrocinadores de Campinas e de outros municípios paulistas.

Supertime de colunistas

O supertime de colunistas é formado por 11 nomes de reconhecida competência, parte deles com vivência em redações, jovens ou mais maduros. São eles Carlos Brickmann, Carmino Antonio de Souza, Kátia Camargo, Fábio Toledo, Flávio Benetti, Janete Trevisani, Daniela Nucci, João Nunes, Thiago Pontes, Walmando Fernandes e Zeza Amaral. Cada um em sua área, discorrem sobre temas contemporâneos e históricos, tendências e comportamento, consumo e economia, política e vida cotidiana.

Seções de serviço

O perfil de portal de análise é reforçado por áreas que valorizam as informações de utilidade pública. Neste sentido, o Hora disponibiliza diariamente dados atualizados em seus canais de Falecimentos, Trânsito, Indicadores e Emprego. Há também uma seção dedicada aos dados gerais e históricos de Campinas.

Expansão do portal

O Hora Campinas é uma startup de jornalismo 100% digital. Em seu projeto escalável já foi implantada parte das ideias iniciais. O portal, agora, vai fortalecer o seu pefil multimídia, com incremento de entrevistas em vídeo, lives e podcasts. Além disso, guarda com extremo carinho uma novidade a ser lançada em outubro, que amplia ainda mais a pluralidade de seu conteúdo.

O time

O Hora Campinas é formado pelos seguintes profissionais: Marcelo Pereira (editor-chefe), Jô Basso (Editora de Conteúdo) Laine Turati (editora de Conteúdo), Tote Nunes (editor de Conteúdo), Leandro Ferreira (editor de Fotografia), Eduardo Martins (repórter multimídia), Gustavo Magnusson (repórter multimídia) e Francisco Lima Neto (repórter multimídia). O expediente com os contatos de todos os profissionais está no rodapé da homepage do portal. A área de marketing e relações públicas está sob os cuidados de Cássia Verdini e Angela Kuhlmann.

Redes sociais e colaborações

O Hora Campinas conta com uma força adicional e estratégica de suas redes sociais. O portal está presentes nas principais plataformas digitais, como Facebook, Instagram e Twitter. Boa parte dos leitores acessa o portal por meio de postagens nestas mídias. Uma outra força editorial do portal é sua área de Opinião, onde publica contribuições regulares de especialistas dos mais variados temas, com foco nos debates contemporâneos.

Os editores do portal avaliam que, seis meses depois de lançado, o Hora mostra-se equilibrado e com personalidade marcante. Seus gestores também reforçam que o objetivo de alcançar uma audiência qualificada está sendo alcançado. O perfil do leitor do Hora Campinas é bem claro: formadores de opinião que desejam informações confiáveis, plurais, independentes e balisadas por uma curadoria experiente, que conhece Campinas e os principais desafios da comunidade.

Destaque

Campinas recebe festival de carros antigos e de gastronomia

Published

on

Campinas recebe a Exposição Nacional de Antigomobilismo no próximo fim de semana, de sexta a domingo, dias 3, 4 e 5 de dezembro, na Lagoa do Taquaral. Na sexta-feira, o evento irá das 17h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 22h. Este é um dos maiores eventos de carros antigos do Brasil, organizado pela Decor Associados e Fadel Eventos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Clube V8, Puma Clube e Confraria dos Gigantes. A entrada é gratuita.

A exposição deve receber de 500 a 800 veículos antigos, nacionais e importados, com variedade de marcas e modelos fabricados desde 1910 até 1990. Haverá carros clássicos, originais, restaurados, do tipo hot rods (veículos antigos modificados), streets, uma frota antiga de carros militares e caminhões gigantes.

No domingo, às 15h, o Papai Noel chegará em um carro de Bombeiros antigo, dos anos 1950, que pertenceu aos estúdios da Warner Bros.

Fãs clubes de veículos antigos e colecionadores, incluindo de motos, Kombis e Fuscas, já confirmaram presença. Em uma das áreas haverá, além de veículos antigos, peças e acessórios para comercialização.

Concurso

Será promovido um concurso, com premiações, nas categorias: originalidade, clube com maior número de inscritos, o hot mais bonito, a melhor customização, o motorista com a carta mais antiga, a mulher mais velha dirigindo carro antigo e a mais nova, e o clube que trouxer o maior número de mulheres associadas.

Outras atrações

Junto à Exposição de Antigomobilismo ocorre o Brasa e a Fest Beer, um festival gastronômico com cervejas artesanais, churrasco, torresmo, doces, hambúrgueres gourmet e o famoso torresmo de rolo.

Uma programação musical tornará o evento ainda mais divertido, apresentando seis bandas ao vivo de rock, pop e sucesso dos anos 80/90, nos três dias. A entrada para os shows é gratuita, com ingresso solidário de um quilo de alimentos ou um brinquedo em bom estado, para doação ao Banco de Alimentos de Campinas.

Também haverá uma área kids, com brinquedos infláveis para crianças. Nesta atração, os ingressos serão pagos.

Recomendações sanitárias para o evento

Os visitantes deverão apresentar documento com foto e comprovante de vacinação com as duas doses (pelo aplicativo ou no papel). Para quem tomou apenas uma dose ou nenhuma, será obrigatória a apresentação do teste negativo para Covid-19 do tipo antígeno (realizado até 24 horas antes) ou do tipo PCR (realizado até 48 horas antes).

SERVIÇO

Exposição Nacional de Antigomobilismo e Festival na Brasa

Datas e horários: 3 de dezembro, sexta-feira, das 17h às 22h; 4 e 5, sábado e domingo, das 10h às 22h

Domingo, dia 5, às 15h – Chegada do Papai Noel a bordo de um carro de bombeiros americano utilizado no cinema

Local: Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) – Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, Parque Taquaral. Entrada pelos portões 5 e 7 e no acesso ao kartódromo

Continue Reading

Destaque

Região de Campinas tem ao menos 10 cidades que vão desobrigar uso de máscaras nos ambientes externos em 11 de dezembro

Published

on

Cidades da região acompanham decisão do governo estadual — Foto: TV Globo

Dez cidades da região de Campinas (SP) confirmaram, até este sábado (27), que vão desobrigar o uso de máscaras em ambientes externos (ao ar livre) a partir de 11 de dezembro, em medida que acompanha a decisão o governo estadual. Maior município do grupo, a metrópole informou que vai anunciar a decisão na semana que vem.

Até quinta-feira (25), Americana, Hortolândia, Indaiatuba, Valinhos e Vinhedo já haviam anunciado a medida. De lá para cá, Holambra, Lindoia, Mogi Mirim, Pedreira e Socorro seguiram a regra.

O uso vai continuar obrigatório em espaços fechados e no transporte público, inclusive dentro de estações e terminais urbanos. A determinação do governo estadual considera a prerrogativa para as prefeituras adotarem regras mais rígidas.

O anúncio do governador João Doria (PSDB) sobre a flexibilização das máscaras foi feito na quarta-feira (24), antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a ômicron uma “variante de preocupação” do novo coronavírus – o que ocorreu na sexta (26).

LEIA TAMBÉM:

Holambra, Lindoia, Socorro, Pedreira e Mogi Mirim

A Prefeitura de Holambra informou que segue, desde o primeiro semestre do ano passado, as orientações e recomendações do Plano São Paulo. “E que, portanto, não exigirá o uso de máscaras de proteção facial em locais externos a partir do dia 11 de dezembro”.

Assim como em Holambra, as prefeituras de Pedreira, Socorro, Lindoia e Mogi Mirim informaram que seguirão o Plano São Paulo.

O g1 procurou as 31 cidades da região de Campinas, mas o restante não confirmou se vai aderir à medida.

O prefeito de Morungaba informou que todas as questões ainda serão definidas “após a discussão com outros prefeitos da região na próxima reunião da RMC, no dia 29 de novembro”.

Governador João Doria durante coletiva de imprensa nesta quarta (20) — Foto: ANDRÉ RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Outras cidades

Em Campinas, a prefeitura informou que vai decidir sobre a regra na semana que vem. A administração não comunicou a data exata, mas disse que também serão definidas as medidas para réveillon e carnaval.

A Prefeitura de Americana informou apenas que seguirá as normativas do estado, “como já vem acontecendo desde o início da pandemia”.

Já em Hortolândia, a administração municipal reforçou que a decisão está amparada também no fato de que 70% da população foi imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

“Um segundo ponto analisado pelos especialistas para a tomada de decisão foi o impacto de 100% da capacidade de público em eventos culturais, esportivos e de lazer que está vigente em SP desde o dia 1º de novembro. As análises não identificaram aumento no cenário epidemiológico nos últimos 20 dias, demonstrando que a vacinação e as medidas de proteção mantiveram o controle da pandemia”, defendeu.

Em Indaiatuba, a prefeitura disse que segue as deliberações do Plano São Paulo no enfrentamento da pandemia.

Variante ômicron: cientistas alertam para necessidade da vacinação

Variante ômicron: cientistas alertam para necessidade da vacinação

Fim da multa em Valinhos

Em Valinhos, a flexibilização do uso de máscara significa também a suspensão das multas para quem for flagrado sem o equipamento de proteção em ambientes externos a partir do dia 11 de dezembro.

A prefeitura argumenta que atingiu a menor média de internações pela Covid-19 desde o início do ano e, nesta semana, registrou o primeiro dia sem novos casos confirmados.

Além disso, se amparou no fato de que a cidade tem 88,55% da população acima de 12 anos imunizada com as duas doses, ou dose única da Janssen.

Em Vinhedo, a prefeitura comunicou que a medida também começa a valer em 11 de dezembro e foi amparada pelo Comitê Científico do Estado e “em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico”.

O g1 entrou em contato com as prefeituras de Sumaré e Indaiatuba, e aguardava retorno até a publicação desta reportagem.

VÍDEOS: destaques da região de Campinas

Continue Reading

Destaque

Percorra Campinas (SP) e descubra “O que te assombra?”

Published

on

Edlaine Garcia conhece o pessoal do podcast “O que te assombra?” — Foto: EPTV

Sabe aquele frio repentino de gelar a espinha, que dispara o coração e arrepia até os cabelos? E só aí que você percebe que não está sozinho?! Pois é, Edlaine Garcia visitou alguns pontos de Campinas (SP), que para muitos pode ser um lugar comum, mas guardam histórias assombradas de botar medo em qualquer um.

A nossa apresentadora conversou com um grupo de especialistas nas lendas fantasmagóricas que recontam a história do município, eles produziram um podcast narrando esses contos, que acabam se perdendo no imaginário da população, e prepararam um tour pela cidade campineira para tentar descobrir “O que te assombra?”.

Ficou curioso? Venha com a gente conhecer uma Campinas diferente:

Edlaine Garcia percorre pontos fantasmagóricas de Campinas (SP)

Edlaine Garcia percorre pontos fantasmagóricas de Campinas (SP)

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

TAGS

+ VISTOS