Connect with us

Destaque

Mostra Correio 95 anos chega à sede da OAB Campinas

Artigo

em

A sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OA) em Campinas vai receber, a partir desta sexta-feira (5), em evento para convidados, a exposição itinerante “Correio Popular 95 anos”. A mostra reúne 26 capas históricas, 40 troféus e outras premiações recebidas pelo jornal ao longo dos anos. Publicações como a Revista Metrópole e o Correio Popular Mulher também compõem o acervo. 

A exposição poderá ser conferida pelo público em geral a partir da próxima segunda-feira, dia 9, até o final deste mês, diariamente das 9h às 18h, no 3º andar da Casa da Advocacia de Campinas, localizada na Rua Lupércio Arruda Camargo, 111, no bairro Jardim Santana.

De acordo com a presidente da OAB Campinas, Luciana Freitas, sediar a exposição dos 95 anos é uma forma da OAB participar, mais uma vez, da história da cidade e também de dar oportunidade para o público apreciar capas que ajudaram a revelar os grandes acontecimentos no município, no País e no mundo.

“A exposição é uma oportunidade de conhecimento sobre a história e os fatos que marcaram a nossa cidade nesses 95 anos, bem como o desenvolvimento econômico e social da região no período. Para a OAB Campinas, receber a mostra traz essa oportunidade para a advocacia. A exposição retrata também o importante papel da imprensa para os pilares da cidadania e da democracia em nosso País”, afirmou.

O presidente-executivo do Correio Popular, Ítalo Hamilton Barioni, explicou que a escolha da OAB para sediar agora a exposição coincide com o mês do advogado, comemorado em agosto. Além disso, ele ressalta a importância da instituição para a sociedade brasileira.

“A OAB é uma entidade que representa a sociedade, que é o bastião da Justiça. Também estamos em agosto, que é o mês do advogado. Além disso, no dia 11, que é o dia desse profissional, a exposição já estará pronta para ser visitada. Então, é uma homenagem aos advogados do Brasil e, particularmente, àqueles que atuam em Campinas”, afirmou.

No mês passado, a exposição esteve presente no Departamento Cultural do Círculo Militar de Campinas, localizado no Jardim Chapadão. O diretor cultural, major Jorge Frederico Port, avaliou como ótima a exposição e destacou que vários jovens estavam em período de férias, e, assim, puderam conferir as capas que marcaram a história de Campinas.

“Pegamos um período de férias e muitos jovens puderam contemplar como era a grafia no passado e também mataram a curiosidade de ver os fatos marcantes ocorridos em nossa cidade, País e no mundo durante os 95 anos do Correio. A exposição foi vista por um grande número de jovens e adultos, sendo que aqueles com mais idade relembraram os fatos que vivenciaram. A inauguração contou com a presença da diretoria do Círculo Militar de Campinas e diretores do Grupo RAC. Agradecemos a gentileza por termos sido incluídos no rol de entidades que receberam esse maravilhoso acervo”, comentou. 

De acordo com a diretora de Marketing do Grupo RAC e curadora da mostra, Aline de Oliveira Rodrigues, o rico acervo disponibilizado na exposição conta a história de como o jornal Correio Popular acompanhou as mudanças tecnológicas e os avanços gráficos que hoje se renovam também no meio digital, pois todo o arquivo histórico do jornal está em processo de digitalização.

A exposição

Inaugurada no início de março, a exposição faz parte das comemorações dos 95 anos do jornal, fundado em 4 de setembro de 1927. A mostra já passou pela Academia Campinense de Letras (ACL), pela sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em Campinas (Ciesp-Campinas), o Centro de Memória da Universidade de Campinas (Unicamp) e pelo Círculo Militar.

A exposição, além de destacar fatos importantes, também traz as mudanças na língua portuguesa e os avanços tecnológicos ocorridos durante a história do Correio. Dentre as dezenas de capas expostas, uma de 1930 chama a atenção sob o título “Alemanha deflagrou a guerra na Europa”. 

Outras capas que compõem a exposição trazem a primeira manchete do jornal, na edição de 4 de setembro de 1927: “Os precursores da imprensa em Campinas”.

Há também capas sobre a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939; o desabamento do Cine Rink, em 1951; a morte do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, em 1994; e os ataques terroristas às Torres Gêmeas e ao Pentágono nos Estados Unidos, em 2001.

O historiador e escritor Jorge Alves de Lima, presidente da ACL e membro do Conselho Editorial do Correio Popular, e o historiador Antonio Boscolo foram os responsáveis pela escolha da maioria das capas históricas.

Parte das capas expostas está no livro que conta uma passagem dos 90 anos do jornal “O Sonho do Exílio de Álvaro Ribeiro”, que foi para Portugal após comandar a oposição ao governo do presidente Arthur Bernardes durante a revolta de 1924.

Para o historiador, são capas impactantes “que a gente se emociona até hoje ao rever”. Uma capa destacada por ele é a do dia 15 de junho de 1940, que exibe a manchete: “Paris cahiu (na ortografia da época, havia h no verbo cair)”, informando a ocupação da capital francesa pelos nazistas.

O historiador detalha um aspecto curioso da época. “Naquele tempo, o jornal local também destacava muitas notícias do mundo, já que o acesso à informação era muito limitado”, completou.

Assuntos Relacionados

Compartilhar

Destaque

Campinas eleitoral

Artigo

em

Por

Campinas se torna hoje o centro das atenções políticas e eleitorais em todo o Estado de São Paulo, com o start das campanhas de Rodrigo Garcia (PSDB), o governador que concorre à sua sucessão, e de Tarcísio Gomes de Freitas, o ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o Palácio dos Bandeirantes pelo Republicanos. Na terça-feira, 16, será a vez de Vinícius Poit, candidato do Novo a percorrer as ruas da cidade, em lançamento de campanha e em busca do voto dos campineiros. 

AGENDA DE GARCIA

O governador Rodrigo Garcia começa logo cedo sua agenda de visitas à Região Metropolitana de Campinas (RMC). Vai estar às 8 horas na fábrica da Motorola, em Jaguariúna, onde preside solenidade de lançamento da Plataforma Infra Tech. Em seguida, vai para o Círculo Militar de Campinas, onde participa do Seminário “O Papel da Polícia Penal na Segurança Pública”. Após, almoça com empresários da região em Morungaba, e passa por Campinas.

“Todos aqui lutam contra a apatia, o populismo, as ameaças e os riscos de deixar de lado o melhor de nós mesmos”.

Horácio Lafer Piva, presidente do Conselho da IBÁ

AGENDA DE TARCÍSIO

Já Tarcísio Gomes de Freitas chega a Campinas no período da tarde. Às 14 horas faz caminhada na Treze de Maio, saindo da Praça da Catedral Metropolitana.

PÃO COM MORTADELA

Com o título “Tarcísio na Padoca”, a agenda assinala um lanche com correligionários na Padaria Adélia, no Jardim Metanópolis. Às 17 horas, faz caminhada na Praça da Concórdia, no Distrito do Campo Grande.

BOLA NA TRAVE

Depois da retirada da candidatura ao Senado do técnico de futebol Vanderley Luxemburgo, pelo Tocantins – determinada pela direção do PSDB -, outro craque da bola enfrenta problemas para manter-se na corrida eleitoral.

BOLA NA TRAVE 2

Túlio Guerreiro, ex-volante do Botafogo, Goiás, Corintians e Grêmio, não teve o registro de candidato a deputado federal, pelo MDB do DF reconhecido pelo TRE.

Assuntos Relacionados

Compartilhar

Continue lendo

Destaque

Virada Cultural em Campinas recebe Diogo Nogueira, Almir Sater e Melim

Artigo

em

Por

As 24 horas de agenda serão distribuídas em vários locais da cidade, como Estação Cultura, Teatro Castro Mendes, Praça Corrêa Lemos, Praça Bento Quirino, Biblioteca Zynk, Museu da Imagem e do Som, Observatório Municipal de Campinas e Cemitério da Saudade. O acesso a todo o evento é gratuito.

O programa foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e é gerido pela Amigos da Arte desde sua primeira edição. A Virada não era realizada em Campinas desde 2015. 

Confira a programação completa:

Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto

Palco I

20/08
16h – Almir Sater
19h30 – Moraes Moreira 75 anos por Davi Moraes com participação especial de Larissa Luz
22h30 – WD

21/08
11h – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) + Diogo Nogueira
14h – Céu
18h – Melim

Palco II

20/08
13h – Dj Ella de Vuono
15h – Marília Corrêa
18h – Natural Mystic
21h – Reakise convida Dj Mjay, Jords MC, Malcon GDN, Da Lua, Benê

21/08
12h30 – Elizza Vilela e Grupo SambaDona
15h20 – Cumbia Calavera
17h – O Temporal
*Fly Maria Dança Aérea ao longo da programação
**Arte Circense com a Cia do Circo ao longo da programação

Teatro Castro Mendes

20/08
15h – Cordel do Amor sem Fim – Os Geraldos

21/08
01h – O Bailado do Deus Morto – Teatro Oficina
15h – Todo Dia – Tiquequê (infantil)
18h – Orquestra Violas e Violinos

Praça Corrêa Lemos

20/08 à 21/08
14h às 02h30 – Vamos pra Feirinha + Garimpou – Praça de Alimentação + Produtores Locais de Artesanato

20/08
14h às 20h – Bazar
18h30 – Sibilina – Cacá Machado convida Ilessi
21h30 – Space Cake
23h30 – Mustache e os Apaches

21/08
14h30 – Manteiga de Garrafa
17h – Duoderiz

Praça Bento Quirino

20/08
19h – Priscila Tossam
21h15 – Jup do Bairro
23h – Não Pare Na Pista | O Baile

21/08
01h – Yzalú
14h – Diego Moraes
16h – Bala Desejo
18h – Jonnata Doll + Edy Star

Biblioteca Zink

21/08
09h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo
11h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo
14h – Teatro de Contos | Ulisses Junior
16h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo

MIS

18h – Cidadão José
19h30 – Língua Chula
21h – Brunno Mariante
*Curadoria: Associação Cultural Central do Rock
22h às 6h – Mostra Curta Audiovisual de Campinas | Mariana Atauri Maurer

Cemitério da Saudade

18h – Saudade e Suas Vozes
00h – Saudade e Suas Vozes
17h30 – Saudade e Suas Vozes

Observatório Municipal de Campinas

18h às 2h – Noite dos Planetas Gigantes | Visualização de Saturno e Júpiter
20h30 – Jazz na Kombi
22h – Jazz na Kombi + Dukidd
23h30 – Jazz na Kombi
01h – Jazz na Kombi

Continue lendo

Destaque

Polícia prende homem por tráfico de drogas no Centro de Campinas

Artigo

em

Por

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Campinas

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Campinas

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas no cruzamento das ruas Costa Aguiar e José Paulino, no Centro de Campinas (SP), na noite desta quinta-feira (11).

Os policiais desconfiaram do comportamento do suspeito, que demonstrou nervosismo ao ver a equipe. Na abordagem, os agentes encontraram mais de 60 porções de crack, R$ 86,00 e um celular escondidos na jaqueta dele.

O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas e o homem segue à disposição da Justiça.

Porções de crack e dinheiro encontrados em jaqueta de homem preso suspeito de tráfico de drogas no Centro de Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS