Quer receber as principais Notícias de Campinas e região pelo Facebook Messenger? Inscreva-se agora.

O Palácio dos Azulejos compõe-se de dois edifícios geminados, cada um com seu portal. A residência da esquina pertenceu ao comendador Joaquim Ferreira Penteado, barão de Itatiba, e a outra , ao seu filho, Ignácio Ferreira de Camargo Andrade. Mais tarde, a prefeitura adquiriu as duas edificações e transformou-as em um único prédio. Construído na segunda metade do século XIX, o solar mantém raras proporções de equilíbrio, principalmente em se tratando de duas residências concebidas independentes uma da outra.

Na fachada foram aplicados azulejos portugueses, inclusive na platibanda que se encontra coroada por louça branca. São destaques a clarabóia com vidros coloridos, os gradis de ferro fundido no balcão do segundo pavimento e a porta de acesso principal. O imóvel sofreu algumas alterações, como: substituição de pisos e telhados, trechos de paredes removidos, criação de um pátio interno e construção de dependências anexas.

Em 1967, o prédio obteve o reconhecimento federal, estadual e municipal, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

Na década de 1990, o controle passou da Sanasa à Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, passando a abrigar o Museu da Imagem e do Som e parte do Arquivo Municipal. Em 2004, a Petrobras patrocinou o projeto de revitalização do edifício. Com 4.200 m², o Palácio dos Azulejos, um dos poucos palacetes que guardam a memória dos barões do café, foi praticamente importado da Europa. O barão de Itatiba comprou azulejos portugueses, lustres franceses, cristais belgas para as janelas, metais e ferragens da Inglaterra, mármore italiano para soleiras e áreas internas e plantas chinesas que ornamentavam um jardim oriental (de inverno). 

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias

Fonte: RAC

Artigos relacionados
Carregar mais por Redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Campinas abre inscrições para cursos gratuitos de assistente contábil e de recursos humanos

Campinas (SP) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de qualificação profi…