Alterações impactam transporte escolar, transporte individual de passageiros por táxi e fretados
ALEXANDRE PELEGI
A quarentena em Campinas levou a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) a promover readequações temporárias no calendário de inspeção veicular do ano de 2020.
Segundo comunicado, as alterações impactam os veículos de transporte escolar, de transporte individual de passageiros por táxi e de transporte fretado.
Nas duas modalidades – escolar e táxi – as inspeções veiculares são realizadas semestralmente.
Com a mudança, os transportadores escolares que ainda não realizaram inspeção veicular neste ano, deverão realizar o procedimento somente no segundo semestre de 2020, conforme o calendário original.
Já os veículos de transporte escolar que realizaram a inspeção veicular pelo calendário original, no período entre 1º de fevereiro e 19 de março, estão dispensados de realizar nova inspeção no ano de 2020.
As regras se repetem para o transporte individual de passageiros por táxi: os que passaram pela inspeção veicular neste ano (entre 1º de janeiro e 19 de março) estão dispensados de realizar nova inspeção em 2020. Os que ainda não realizaram, serão enquadrados no seguinte calendário:
Na categoria transporte por fretamento (transporte coletivo de industriários, comerciários e profissionais de outras categorias), a periodicidade das inspeções varia conforme a idade do veículo.
Pelo novo calendário, a Emdec informa que os ônibus que possuem idade até 15 anos de fabricação e os micro-ônibus com idade até 10 anos, que realizaram inspeção mecânica até o dia 19 de março deste ano, estão dispensados de realizar novo procedimento em 2020. O calendário será retomado normalmente em 2021.
Confira as demais alterações no calendário de inspeção veicular do transporte fretado:
As inspeções veiculares realizadas nos ônibus com idade até 12 anos e os micro-ônibus com idade até sete anos terão validade de 12 meses.
A validade será de seis meses no caso dos ônibus com idade entre 13 e 15 anos; e micro-ônibus com idade entre 8 e 10 anos.
Para ônibus e micro-ônibus com idade acima de 15 e 10 anos, respectivamente, as inspeções terão validade de quatro meses.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Relacionado
Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Fonte: Diario do Transporte