Connect with us

Destaque

Para Construtora, Prefeitura é responsável por extração de vapores em condomínio de Campinas

Artigo

em

A Construtora Concima cobrou da Secretaria de Meio Ambiente de Campinas a responsabilidade sobre a operação sistema de extração de vapores do Condomínio Residencial Parque Primavera, no bairro Mansões Santo Antônio, que estaria ocorrendo de forma irregular, o que causou a interdição de dois apartamentos e uma da área do playground no início da semana.

Este sistema foi instalado como forma de resolver a contaminação ocorrida na área do empreendimento imobiliário, onde prédios foram erguidos pela construtora num terreno onde antes funcionava a Indústria Proquima, de produtos químicos.

A secretaria atribui ao condomínio a responsabilidade pela operação do sistema de extração de vapores, alegando que houve essa notificação, em 29 de junho de 2020, ao síndico do condomínio. No entanto, os moradores afirmam nunca terem sido notificados sobre essa responsabilidade.  

A CBN Campinas conversou com pessoas ligadas à Construtora Concima, que preferiram não gravar entrevista, mas que acusam a secretaria de Meio Ambiente de não cumprir com as determinações que cabem a ela, querendo empurrar para os moradores e a própria construtora responsabilidades que não as pertencem.

No entanto, Rogério Menezes, Secretário do Verde e Meio Ambiente de Campinas, rebateu a acusação. “A responsabilidade originária é da Consima e a prefeitura só agiu naquele momento por causa do  interesse público em resolver a urgência na época”. 

A Concima alega ter feito o que lhe foi determinado, investindo no sistema de extração de vapores, que está instalado e funcionando, e cumpriu todas as determinações da Cetesb feitas na época.

Com relação à contaminação no condomínio, informou, se baseando também em relatórios encaminhados à reportagem, que em mais de 20 anos desde a descoberta do caso, nunca houve registro de moradores contaminados ou que tenham tido algum problema com os gases tóxicos.

A Concima alega que, quando comprou a área, a Proquima já não estava mais operando há 10 anos e que a prefeitura deu o Habite-se e um documento que apontava que não “havia” contaminação na área.

Já a CETESB se reuniu na prefeitura de Campinas com representantes da Secretaria municipal do Meio Ambiente para tentar solucionar o caso, visando a retomada da operação do sistema de extração de gases e a complementação de investigação detalhada e avaliação de risco e sugeriu uma ação conjunta e uma união de esforços de órgãos públicos e também do Poder Judiciário, no sentido de  responsabilizar e obrigar as empresas Concima Construtora e Indústria Proquima a arcarem com as ações de gerenciamento ambiental da área.

Destaque

CÂMARA DE VALINHOS APROVA CARTÃO PARA GESTANTES USAREM VAGAS DE ESTACIONAMENTO

Artigo

em

Por

A ideia é que o cartão da gestante funcione de forma semelhante ao cartão oferecido aos idosos

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira (9), o projeto de lei cria um cartão para as gestantes de Valinhos usarem nas vagas de estacionamento reservadas. A proposta é de autoria da vereadora Simone Bellini (Republicanos) e tem o objetivo de facilitar a locomoção de mulheres grávidas na cidade.

Caso o projeto seja sancionado pela prefeita Lucimara (PSD), o cartão deverá ser emitido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e terá validade de 24 meses, compreendendo todo o período gestacional e os primeiros meses de vida da criança.

Simone Bellini (Republicanos)

O texto aprovado na Câmara também traz diretrizes para a implantação de vagas específicas para mulheres grávidas, com dimensões um terço maior do que as vagas comuns, e sinalização adequada.

Em entrevista à TV Câmara, Simone Bellini afirmou que a ideia é que o cartão da gestante funcione de forma semelhante ao cartão oferecido aos idosos. “Da mesma forma que temos o cartão do idoso, agora vamos ter o cartão da gestante. Esse cartão tem a duração de 24 meses justamente para pegar toda a gestação e o nascimento do bebê, para essa mãe ter um acolhimento melhor”, afirmou.

Continue lendo

Destaque

Campinas eleitoral

Artigo

em

Por

Campinas se torna hoje o centro das atenções políticas e eleitorais em todo o Estado de São Paulo, com o start das campanhas de Rodrigo Garcia (PSDB), o governador que concorre à sua sucessão, e de Tarcísio Gomes de Freitas, o ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL), que disputa o Palácio dos Bandeirantes pelo Republicanos. Na terça-feira, 16, será a vez de Vinícius Poit, candidato do Novo a percorrer as ruas da cidade, em lançamento de campanha e em busca do voto dos campineiros. 

AGENDA DE GARCIA

O governador Rodrigo Garcia começa logo cedo sua agenda de visitas à Região Metropolitana de Campinas (RMC). Vai estar às 8 horas na fábrica da Motorola, em Jaguariúna, onde preside solenidade de lançamento da Plataforma Infra Tech. Em seguida, vai para o Círculo Militar de Campinas, onde participa do Seminário “O Papel da Polícia Penal na Segurança Pública”. Após, almoça com empresários da região em Morungaba, e passa por Campinas.

“Todos aqui lutam contra a apatia, o populismo, as ameaças e os riscos de deixar de lado o melhor de nós mesmos”.

Horácio Lafer Piva, presidente do Conselho da IBÁ

AGENDA DE TARCÍSIO

Já Tarcísio Gomes de Freitas chega a Campinas no período da tarde. Às 14 horas faz caminhada na Treze de Maio, saindo da Praça da Catedral Metropolitana.

PÃO COM MORTADELA

Com o título “Tarcísio na Padoca”, a agenda assinala um lanche com correligionários na Padaria Adélia, no Jardim Metanópolis. Às 17 horas, faz caminhada na Praça da Concórdia, no Distrito do Campo Grande.

BOLA NA TRAVE

Depois da retirada da candidatura ao Senado do técnico de futebol Vanderley Luxemburgo, pelo Tocantins – determinada pela direção do PSDB -, outro craque da bola enfrenta problemas para manter-se na corrida eleitoral.

BOLA NA TRAVE 2

Túlio Guerreiro, ex-volante do Botafogo, Goiás, Corintians e Grêmio, não teve o registro de candidato a deputado federal, pelo MDB do DF reconhecido pelo TRE.

Assuntos Relacionados

Compartilhar

Continue lendo

Destaque

Virada Cultural em Campinas recebe Diogo Nogueira, Almir Sater e Melim

Artigo

em

Por

As 24 horas de agenda serão distribuídas em vários locais da cidade, como Estação Cultura, Teatro Castro Mendes, Praça Corrêa Lemos, Praça Bento Quirino, Biblioteca Zynk, Museu da Imagem e do Som, Observatório Municipal de Campinas e Cemitério da Saudade. O acesso a todo o evento é gratuito.

O programa foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 e é gerido pela Amigos da Arte desde sua primeira edição. A Virada não era realizada em Campinas desde 2015. 

Confira a programação completa:

Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto

Palco I

20/08
16h – Almir Sater
19h30 – Moraes Moreira 75 anos por Davi Moraes com participação especial de Larissa Luz
22h30 – WD

21/08
11h – Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) + Diogo Nogueira
14h – Céu
18h – Melim

Palco II

20/08
13h – Dj Ella de Vuono
15h – Marília Corrêa
18h – Natural Mystic
21h – Reakise convida Dj Mjay, Jords MC, Malcon GDN, Da Lua, Benê

21/08
12h30 – Elizza Vilela e Grupo SambaDona
15h20 – Cumbia Calavera
17h – O Temporal
*Fly Maria Dança Aérea ao longo da programação
**Arte Circense com a Cia do Circo ao longo da programação

Teatro Castro Mendes

20/08
15h – Cordel do Amor sem Fim – Os Geraldos

21/08
01h – O Bailado do Deus Morto – Teatro Oficina
15h – Todo Dia – Tiquequê (infantil)
18h – Orquestra Violas e Violinos

Praça Corrêa Lemos

20/08 à 21/08
14h às 02h30 – Vamos pra Feirinha + Garimpou – Praça de Alimentação + Produtores Locais de Artesanato

20/08
14h às 20h – Bazar
18h30 – Sibilina – Cacá Machado convida Ilessi
21h30 – Space Cake
23h30 – Mustache e os Apaches

21/08
14h30 – Manteiga de Garrafa
17h – Duoderiz

Praça Bento Quirino

20/08
19h – Priscila Tossam
21h15 – Jup do Bairro
23h – Não Pare Na Pista | O Baile

21/08
01h – Yzalú
14h – Diego Moraes
16h – Bala Desejo
18h – Jonnata Doll + Edy Star

Biblioteca Zink

21/08
09h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo
11h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo
14h – Teatro de Contos | Ulisses Junior
16h – Fuzarca | Cia Pé de Cana e MB Circo

MIS

18h – Cidadão José
19h30 – Língua Chula
21h – Brunno Mariante
*Curadoria: Associação Cultural Central do Rock
22h às 6h – Mostra Curta Audiovisual de Campinas | Mariana Atauri Maurer

Cemitério da Saudade

18h – Saudade e Suas Vozes
00h – Saudade e Suas Vozes
17h30 – Saudade e Suas Vozes

Observatório Municipal de Campinas

18h às 2h – Noite dos Planetas Gigantes | Visualização de Saturno e Júpiter
20h30 – Jazz na Kombi
22h – Jazz na Kombi + Dukidd
23h30 – Jazz na Kombi
01h – Jazz na Kombi

Continue lendo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

TAGS

+ VISTOS