Material criado pela Fundação traz informações sobre as tarifas e dicas para economizar no consumo entender as medidas adotadas pelo setor


Para ajudar a população a entender as medidas adotadas pelas autoridades do setor elétrico e os possíveis impactos no orçamento, a Fundação Procon-SP produziu um material com informações sobre as tarifas e dicas para economizar no consumo de energia elétrica. A cartilha também dá dicas para reduzir o consumo de água.

Consumo de energia elétrica

Você sabe o que são as “bandeiras tarifárias”? Criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a informação que está na conta de luz, e que é atualizada mensalmente com base na avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A cor da bandeira – verde, amarela ou vermelha – é aplicada a todos os consumidores (exceto no Estado de Roraima) e indica se a energia custará no mês mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade.

Quando há necessidade de acionar as usinas térmicas. Isso ocorre quando a principal fonte de energia no país, as hidrelétricas, têm produção insuficiente em razão da falta de água nos reservatórios. É necessário então acionar as usinas térmicas, que representam maior custo no processo de captação de energia. O valor do abastecimento energético, portanto, aumenta.

A bandeira é aplicada mesmo que você consuma menos de 100 kWh. O cálculo é proporcional ao seu consumo. Ou seja, se a bandeira estiver vermelha no patamar 2, o adicional é de R$ 0,050 para cada kWh consumido. Se o seu consumo mensal foi de 60 kWh, por exemplo, o adicional será de R$ 3 (60 x 0,050) mais os impostos.

A bandeira tarifária pode variar mês a mês. No final de cada mês, a Aneel deverá disponibilizar em seu site a bandeira do mês seguinte.

Consumo de água

É importante acompanhar regularmente a leitura registrada no hidrômetro. Assim, é possível controlar o consumo de água, conferir a conta e descobrir eventuais vazamentos. Confira algumas dicas:

* Tome banhos rápidos e feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando;

* Ao escovar os dentes ou se barbear, mantenha a torneira fechada. Use um copo para o enxágue; isso também ajuda a economizar água;

* Utilize a máquina de lavar louças somente quando tiver louça suficiente para enchê-la.

* Junte a maior quantidade possível de roupas para lavar de uma vez, seja na máquina ou no tanque;

* Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa;

* Não use mangueira para lavar quintais e calçadas: use vassoura para limpar e, se precisar lavar, utilize água reaproveitada do enxágue das roupas

Para conferir material completo, clique aqui.

Artigos relacionados
Carregar mais por admin
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

Leia também

Inauguradas em 2013, lixeiras subterrâneas são desativadas pela Prefeitura de Campinas

Lixeiras lacradas geram reclamação no Centro de Campinas Comerciantes da região central de…