Áudios sobre biossegurança estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e nos sites das instituições participantes

Uma série de 15 audioboletins (podcasts) do Projeto “Boletim de Prevenção ao Novo Coronavírus no Campo” está à disposição nas principais plataformas de áudio, como Spotify e SoundCloud, desde a última sexta-feira (7), com orientações sobre saúde e cuidados na produção agropecuária durante a pandemia de COVID-19.

Novos audioboletins serão disponibilizados nas sextas e terças-feiras. A ação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio das Coordenadorias de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e de Defesa Agropecuária, contou com o apoio de dois professores da Universidade de São Paulo (USP).

Além dos temas gerais, foram abordados itens específicos de algumas atividades mais frequentes que ocorrem nas áreas rurais como colheita, tratos culturais, viveiros de mudas, casas de embalagem e em algumas culturas mais específicas como suinocultura, bovinocultura de leite, avicultura.

Conteúdo

Com duração média de dois minutos, os áudios em forma de “plantão” também alertam para a higienização correta de objetos, o distanciamento social, as visitas na propriedade, os cuidados no preparo de alimentos e a ida à cidade.

Além de disponíveis nas plataformas, os 15 primeiros áudios gravados podem ser compartilhados nos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e veiculados por emissoras de rádio na zona rural.

As informações repassadas são fruto das experiências dos extensionistas e técnicos da Defesa Agropecuária, que contaram com a colaboração dos professores Luís Fernando Soares Zuin, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), e Adroaldo José Zanella, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP).

Os responsáveis pelo projeto são José Luiz Fontes, coordenador da CDRS, e Eduardo Camargo, coordenador da Defesa Agropecuária paulista.

Histórico

A ideia do projeto surgiu durante reuniões virtuais realizadas diariamente com a equipe de extensionistas da CDRS no início de junho, nas quais os professores da USP Luiz Fernando Soares Zuin e Adroaldo José Zanella apresentaram o projeto, já realizado com suinocultores do Rio Grande do Sul.

Foram produzidos podcasts e tutoriais, divulgados aos produtores e funcionários de um frigorífico, os quais já deram bons resultados confirmados pelos envolvidos na cadeia produtiva. Soma-se a essa experiência o fato de ter sido verificado, em levantamento estatístico realizado em três ocasiões com agricultores familiares, que 60% diziam saber “pouco ou parcialmente como se proteger do novo coronavírus”.

Além dos podcasts, a CDRS já tem realizado diversos levantamentos e sondagens para nortear as ações e formular novas políticas públicas aos produtores paulistas.

Os audioboletins podem ser acessados pelas seguintes plataformas:

Spotify:

https://open.spotify.com/show/5FeN55dxNSN6Rg36l0P6tY

SoundCloud:

https://soundcloud.com/user-326872100-410422792

Google Podcasts:

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xMmE0MmY0Yy9wb2RjYXN0L3Jzcw==

Apple Podcasts:

https://podcasts.apple.com/us/podcast/secretaria-agricultura-e-abastecimento-o-estado-s%C3%A3o/id1495077963?uo=4

Anchor:

https://anchor.fm/saa-sp

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Confidencial divulga oportunidade(s) para Analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto – v2118382

Descrição Indústria está com 1 vaga(s) em aberto para Campinas e região/ SP. Responsabilid…