https://portalcbncampinas.com.br/wp-content/uploads/2019/12/portalcbncampinas.com.br-sistema-de-notificacao-de-violencias-em-campinas-registra-aumento-no-numero-de-casos-sisnov-2018-flavio-10122019.mp3

O Sistema de Notificação de Violências em Campinas, o Sisnov,  registrou aumento considerável no número de casos.  A 13ª edição do levantamento foi divulgada nesta terça-feira, dia 10.

Os dados foram fornecidos por 102 unidades das Secretarias de Saúde,  Assistência Social, Educação, Segurança Pública, além do HC e Caism da Unicamp, Puc Campinas e hospitais privados.

De acordo com o médico Carlos Avancini, responsável pelo Sistema de Notificação de Violência, o aumento no numero de notificações é o maior desde 2005 quando os dados passaram a ser computados.

Para se ter uma ideia, no ano passado foram mais 2.460 notificações.

A distribuição dos registros de violência é homogênea e atinge  todas as regiões e classes sociais, porém com uma concentração maior nas regiões sudoeste e noroeste da cidade.

A violência com cunho sexual também chamou a atenção na 13ª edição do Cisnov.  No total foram 427 casos, sendo que, em 42 notificações as vitimas eram meninos.

Do total de notificações,  1.181 foram em unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Em termos percentuais 48%  foram registradas nos postos de saúde e nos hospitais municipais.

Outros 35,8% foram notificados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. De acordo com a secretaria da pasta, Eliane Jocelaine, o levantamento é de extrema importância, pois, ajuda a desenvolver e aplicar as politicas públicas de forma mais direta. Os exemplos, segundo ela, são os mais variados.

Quanto aos tipos de violência mais notificados em 2018 a Violência Física aparece em primeiro, com 826 registros (33,5%), seguido de Tentativa de Suicídio com 449 (18,2%) e, com valores semelhantes, Negligência/Abandono com 429 (17,4%) e Violência Sexual com 427 (17,3%).

A tabela completa pode ser conferida no portal da prefeitura no link Secretaria da Saúde.

Fonte: CBN

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Governo de SP prioriza transparência sobre o enfrentamento ao coronavírus

O Governo de São Paulo prioriza a transparência na divulgação de dados de todas as frentes…