O Procon de Valinhos realizou na quinta-feira (21) a operação Peneira Fina nos supermercados da cidade e descartou 40 quilos de alimentos que estavam vencidos e estragados em dois deles. Os produtos descartados pela equipe de fiscalização eram de açougue, padaria e do setor de laticínios.

Entre os produtos, o Procon descartou frango, iogurte, pães e frios. Os supermercados, de grande porte, serão notificados pelo órgão, e os responsáveis irão responder a processo e estão sujeitos à multa.

Publicidade

A diretora do Procon de Valinhos, Vilma Albuquerque, explicou que, durante as operações rotineiras, o órgão vistoria o interior dos açougues e padarias e fiscaliza as prateleiras, principalmente de produtos perecíveis, para certificar a qualidade e o vencimento das mercadorias.

“O propósito do Procon é garantir qualidade de atendimento aos consumidores. Os estabelecimentos que não estiverem oferecendo produtos de acordo com os prazos necessários de vencimento, assim como de qualidade, devem ser responsabilizados”, explicou.

Na operação Peneira Fina, o Procon também acompanha, neste período de pandemia de covid-19, se os supermercados estão vendendo produtos da cesta básica com margens de lucro adequadas. Também verifica se estão respeitando a quantidade definida em acordo firmado entre estabelecimentos e o órgão, para não haver desabastecimento, inclusive de produtos de higiene e limpeza.

Publicidade

“Conferimos se os estabelecimentos mantêm a campanha Álcool Gel Lucro Zero, criada pelo Procon de Valinhos, conforme acordo firmado pela maioria dos supermercados e farmácias da cidade. Em um desses supermercados fiscalizados hoje, que inclusive assinou o acordo, infelizmente o álcool gel estava sendo vendido com uma margem de lucro grande. Imediatamente o preço foi diminuído”, explicou Vilma.

Publicidade

Artigos relacionados
Carregar mais por - redação
Carregar mais em Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Rodovia Dom Pedro I terá trecho interditado em Campinas a partir de hoje; Veja como será desvio

A Rodovia Dom Pedro I terá um trecho de cerca de três quilômetros interditado a partir de …